Meinhardt & Krauss (Alemanha)

“R.O.O.M”

MUSEU DA MARIONETA
28 e 29 de Maio às 21h30 (Terça e Quarta)

Intérprete e marioneta: Iris Meinhardt Encenação, vídeo: Michael Krauss Música: Thorsten Meinhardt Vídeo: Oliver Feigl Violoncelo: Shiyu Yu Figurinos: Fee Heartfelt Efeitos especiais: Nils Bennett Fotografia: Andreas Meinhardt Co-produção: FITZ! Stuttgart Apoios: National Association of Independent Theatres Baden-Württemberg e.V., Ministry of Science, Research and Culture, Fund of Performing Arts e.V., Landesbank Baden-Württemberg e.V. Técnica: Mista Público-alvo: +12 Duração: 60 minutos Idioma: Alemão com legendagem em português

2FIMFA-Lx13_Meinhardt-03©Andreas-Meinhardt

Em " R.O.O.M." (Re Organization Of Material), uma mulher encontra-se numa sala que nunca viu, onde nunca foi antes, e que lhe é completamente desconhecida. A mulher senta-se na sua mesa, na sua cadeira, mas não na sua sala.

Não consegue perceber como chegou a este estranho espaço, sem vista e sem saída, que parece ter personalidade própria... Apesar da sua confusão, tenta captar algo, alguma lógica, as leis e as características próprias de um lugar que, aparentemente, parece ser uma personagem. Nesta sala vai acontecer alguma coisa. Talvez algo muito importante.

A companhia Meinhardt & Krauss convida o público a aceitar a ilusão como um facto, misturando habilmente a alta tecnologia, a poesia, o mundo virtual e o corpo, algo que é já a sua imagem de marca.

Um espectáculo incrível com efeitos especiais surpreendentes, será difícil distinguir o que é real e o que é irreal...!

“...Um casamento muito bem-sucedido entre o mundo virtual e a realidade, entre o material e o imaterial, com um universo sonoro muito interessante da autoria de Thorsten Meinhardt. Uma experiência que comprova que as novas tecnologias... também proporcionam uma valiosa adição ao teatro.” - Stuttgarter Zeitung

1FIMFA-Lx13_Meinhardt--04©Andreas-Meinhardt 9FIMFA-Lx13_Meinhardt-09©Andreas-Meinhardt 
3FIMFA-Lx13_Meinhardt-02©Andreas-Meinhardt 4FIMFA-Lx13_Meinhardt-05©Andreas-Meinhardt

BIO
O grupo Meinhardt & Krauss foi criado em 2003 e é composto pela actriz Iris Meinhardt, o encenador e videasta Michael Krauss e o compositor e músico Thorsten Meinhardt. Os seus espectáculos são tudo menos fáceis, caracterizados por uma singularidade e um grande cuidado estético e técnico, movendo-se entre o teatro, cinema, novas tecnologias e a composição de música original. As suas produções têm sido apresentadas em vários festivais internacionais e já ganharam diversos prémios.

Iris Meinhardt, desde os seus primeiros espectáculos a solo em 1999, contou sempre com a colaboração de Michael Krauss e Thorsten Meinhardt. Os seus espectáculos têm sido considerados jóias poéticas, ao aliar uma técnica perfeita a uma incrível leveza visual, tendo obtido rapidamente um grande sucesso.

Iris Meinhardt estudou teatro de marionetas na University of Music and Performing Arts Stuttgart. Três anos antes de se formar, estreou internacionalmente o espectáculo “Bing", um solo de 20 minutos com projecções e texto de Samuel Beckett, afirmando-se desse logo como uma voz nova e distinta no teatro de marionetas e formas animadas contemporâneo, pela combinação singular de elementos coreográficos e cinematográficos, entre outras características.

As técnicas preferidas de Iris são a projecção de vídeo e o teatro de objectos. As suas criações misturam manipulação, dança e novas tecnologias. O resultado oscila entre as artes do espectáculo e a instalação de arte visual. Em cada criação explora as possibilidades de encenar o seu próprio corpo e desenvolve uma pesquisa artística muito pessoal.

Sem comentários: