Teatro de Ferro (Portugal)

“OLo – uma peça em construção”

MUSEU DA MARIONETA
6 de Junho às 21h30 (Quinta)

Conceito e interpretação: Igor Gandra Produção: Teatro de Ferro Técnica: Mista Público-alvo: +12 Duração: Aprox. 60 minutos Idioma: Português

FIMFA-Lx13©Teatro-de-Ferro-2

Todos os dias um homem entra numa sala (de ensaios) com o desígnio de criar um solo, este homem é um intérprete – criador. Este solo que o homem se propõe fazer não tem um tema, nem sujeito, um solo sem “$” - um olo, portanto.

OLo é afinal o nome do homem que está preso a esta tarefa, a sua pena é perpétua. No decorrer deste processo de criação, OLo torna-se manipulador. OLo suspeita ser manipulado.

No âmbito do FIMFA Lx13 faremos a apresentação de algumas experiências. Numa modalidade informal - entre o fazer, o mostrar e o contar – abriremos ao estimado público a porta da nossa sala de ensaios.

O Teatro de Ferro apresenta o seu último projecto numa versão em work in progress. Será uma sessão aberta ao público, sob a forma de ensaio. Uma espécie de mergulho criativo às entranhas da criação... No final vamos poder falar com a companhia.

FIMFA-Lx13©Teatro-de-Ferro-1

BIO
O Teatro de Ferro surgiu em 1999. Criado inicialmente como um rótulo para as criações de Igor Gandra e Carla Veloso, o projecto foi evoluindo gradualmente para a condição de estrutura profissional de criação.

A escolha deste nome - Teatro de Ferro - pressupõe uma noção de matéria primordial, resistente e ao mesmo tempo mutável: este processo de transformação continua a inspirar-nos.

O trabalho da Companhia tem sido desenvolvido no campo do teatro de e com marionetas e objectos. Concebemos a nossa prática numa lógica de investigação em que a marioneta tem assumido um valor matricial, nas suas hibridações possíveis, tentadas e tentadoras.

As relações, do corpo-intérprete com o objecto manipulado e a implicação de cada espectador na construção desta relação, são linhas de reflexão transversais à prática artística do TdF.

Os espectáculos realizados devem ser inscritos nas formas teatrais e dramatúrgicas que colocam a palavra num plano de igualdade em relação a outras linguagens. A promoção da dramaturgia contemporânea portuguesa é um traço caracterizador do nosso projecto artístico, pelo que a companhia tem trabalhado principalmente com textos originais de autores portugueses.

O TdF tem vindo a alcançar públicos heterogéneos. As parcerias improváveis, a procura de contextos alternativos aos circuitos das artes do espectáculo, a intensa actividade itinerante, a criação destinada aos mais jovens e os projectos de acção cultural são os nossos gestos mais claros, assim afirmamos este desejo plural de partilha.

Sem comentários: