Merlin Puppet Theatre (Grécia)

“Clowns’ Houses”

MUSEU DA MARIONETA
31 de Maio às 21h30 (Sexta)
1 de Junho às 21h30 (Sábado)

Concepção: Merlin Puppet Theatre Construção de marionetas: Dimitris Stamou Figurinos: Demy Papada Actores-manipuladores: Demy Papada, Dimitris Stamou Música: Achileas Charbilas Voz off: Chris Androvitsaneas Fotografia: Dimitris Poupalos Agradecimentos: Dimitris Poupalos, Evina Vasilopoulou, Faye Stamou, Natasa Crisovitsanou, Natasa Tapaki, Matoula Chrysou, Olga Dourachani  Técnica: Marionetas de mesa, objectos e sombras Público-alvo: +12 Duração: 60 minutos Idioma: Algumas palavras em inglês

FIMFA-Lx13-Merlin-Puppet-Theatre4©Dimitris-Poupalos

“... Blind are those houses, paper-thin
Old shadows hid therein,
With sly and crazy movements creep
Like marionettes, and weep...”
-Edith Sitwell, “Clowns’ Houses”, 1918

“Clowns' Houses”: Uma teoria de marionetas sobre o vazio da humanidade.

Merlin Puppet Theatre inspirou-se em “Clowns’ Houses” de Edith Sitwell, para criar o seu primeiro espectáculo de marionetas para adultos.

Um prédio, cinco apartamentos e seis personagens centrais trágico-cómicas, que "arrastam a existência das suas vidas miseráveis". Não têm medo de morrer, mas de viver. O público observa-as a viver as suas vidas convencionais, num ambiente sombrio e claustrofóbico, com os seus medos, obsessões e solidão. Merlin Puppet Theatre dramatiza e demoniza as suas obsessões, até finalmente os castigar e libertar de uma forma violenta.

Um retrato da vida moderna. A solidão do homem moderno. Casas que parecem prisões. As pessoas presas nas suas rotinas e hábitos, distantes dos seus sonhos.

Em “Clowns’ Houses” são utilizados vários tipos de técnicas, marionetas de mesa, sombras e teatro de objectos. Um espectáculo fora do comum, com marionetas fantásticas, que criam um ambiente de uma beleza sombria, sórdida e perturbante!

Prémio Best Performance – Kotorski Festival Montenegro, 2012.

FIMFA-Lx13-Merlin-Puppet-Theatre3©Dimitris-Poupalos FIMFA-Lx13-Merlin-Puppet-Theatre5©Dimitris-Poupalos 
FIMFA-Lx13-Merlin-Puppet-Theatre-1©-Dimitris-Poupalos FIMFA-Lx13-Merlin-Puppet-Theatre2©Dimitris-Poupalos

BIO
Merlin Puppet Theatre foi criado em Atenas, Grécia, em 1995. Os seus fundadores, Dimitris Stamou e Demy Papada, começaram a sua carreira com a construção de máscaras e marionetas para o teatro. Em 2001, começaram a fazer espectáculos com o seu próprio teatro de marionetas. Desde então, fizeram centenas de apresentações por toda a Grécia, incluindo workshops de marionetas.

Para a companhia, manipular uma marioneta é um meio muito poderoso de expressão, porque esta pode actuar sob condições extremas, impossíveis ou irreais, ou até mesmo interpretar papéis e estar em situações que um actor jamais seria capaz de estar.

Merlin Puppet Theatre trabalha também com artistas de outras áreas artísticas (como Tiger Lillies e Dirty Granny Tales....) enriquecendo o seu conhecimento e alimentando a sua criatividade, ideias e imaginação.

O seu processo de trabalho segue os princípios tradicionais do teatro de marionetas que exige ao marionetista estar envolvido em todas as etapas da produção, desde a concepção, o design e o desenvolvimento de personagens e adereços, som e luz, até à fase final da manipulação da marioneta.

Desde a sua formação têm participado em diversos festivais, exposições, conferências e seminários. São membros fundadores do grupo de rua independente “UP THE PUPPETS”, que utiliza marionetas gigantes como forma de passar mensagens sociais ou culturais, em eventos públicos. Desde Outubro de 2011 a companhia Merlin está sediada em Berlim e tem realizado digressões por toda a Europa com os seus espectáculos.
O grupo Merlin Puppet Theatre vive e trabalha em Atenas e Berlim.

Sem comentários: