Lichtbende (Holanda)

“Poufff”

MUSEU DA MARIONETA
18 de Maio às 16h (Sábado)
19 de Maio às 11h30 (Domingo)

Direcção artística, concepção, imagens e performers: Marie Raemakers, Rob Logister Compositores e intérpretes musicais: Axel Schappert, Alex Simu Steen Encenação: Jeannette van Steen Olhar exterior: Rop Severien, Gérard Schiphorst, Herman van Baar Instrumentos musicais: Max Vandervorst Figurinos: Karin Eilers Vídeo: Bas van Buuren Fotografia: Rob Logister, Petra van Velzen Técnica: Lanterna mágica Público-alvo: +4 Duração: 40 minutos Idioma: Sem palavras

FIMFA-Lx13-Lichtbende©Petra-van-Velzen-010

Um teatro de luz com lanternas mágicas e música ao vivo… para espectadores dos 4 aos 104 anos!

A história de “Poufff” começa com o nascer do sol e o nascimento de Poufff, um jovem pássaro que cresce como órfão, em seguida leva-nos numa viagem deslumbrante, poética, emocionante e divertida pela pesquisa da sua éspécie. Pequenos objectos ganham vida com imagens de luz, de dimensões impressionantes. Este mundo secreto é projectado num ecrã, através de antigas lanternas mágicas.

“Poufff” é um espectáculo de luz mágico, com projecções raramente vistas e utiliza lanternas mágicas, sombras e instrumentos de sopro. A música dá vida às personagens e descreve as suas emoções. Vamos ouvir tuba, trombone, clarinete, flauta, saxofone, órgão e outros estranhos instrumentos. Os músicos e os manipuladores estão visíveis ao público, enriquecendo esta grande experiência visual e sonora, uma vez que podemos ver como criam este mundo secreto onde são feitos os sonhos.

Um espectáculo contemporâneo de lanterna mágica... Vamos ficar fascinados pelo universo que a companhia Lichtbende vai criar, com imagens surpreendentes, que misturam o sonho com a realidade. A não perder!

FIMFA-Lx13-Lichtbende©Rob-Logister-004 FIMFA-Lx13-Lichtbende©Rob-Logister-006 
FIMFA-Lx13-Lichtbende©Rob-Logister-007 FIMFA-Lx13-Lichtbende©Rob-Logister-009

BIO
A companhia Lichtbende foi criada pelos artistas Marie Raemakers, Rob Logister e pelo músico e compositor Axel Schappert, a partir do fascínio que sentiam pelas imagens e histórias surpreendentes que as crianças produzem quando se trabalha com projecções e teatro. Para além do grupo Lichtbende, fazem parte de Musiscoop, que pudémos ver no FIMFA Lx10, e Projectie Project, um projecto de educação artística.

Ao longo dos últimos 15 anos têm trabalhado com o fenómeno da luz e da sombra, com música ao vivo e projecções, elementos centrais dos seus espectáculos, que cativam tanto crianças, como adultos.

Musiscoop foi criado por Ida Lohman, para explorar a utilização da lanterna mágica e da música como uma forma de arte expressiva. Em 2006, produziu "Groot Licht Circus" e, em 2007, "Toverslag". Ambos os espectáculos ainda são realizados, mas, após a morte de Ida Lohman, em 2007, não foram feitas novas produções. O Projectie Project é um projecto de educação artística de Marie Raemakers e Rob Logister, de sombras, onde as crianças experimentam as possibilidades de brincarem com a luz e a sombra, através da utilização de retroprojectores. A partir deste conceito desenvolvem trabalhos artísticos sobre o ambiente de uma forma experimental.

Lichtbende combinou todas estas experiências com música ao vivo e as projecções e o ambiente sonoro são especialmente criados para cada espectáculo. “Poufff” é a segunda criação desta companhia que cria espectáculos contemporâneos e experimentais com lanternas mágicas.

Sem comentários: