WORKSHOP

O Corpo face ao Objecto
Coordenação: Agnès Limbos - Cie Gare Centrale e Nicole Mossoux - Cie Nicole Mossoux (BE)
CULTURGEST
27 de Maio a 1 de Junho (Segunda a Sábado)

Destinatários: Marionetistas, actores, bailarinos, encenadores, cenógrafos, músicos, artistas plásticos e estudantes de artes performativas
N.º de participantes: 16
Horário: Segunda a Sábado das 10h às 13h e das 14h às 19h
Idiomas: Francês e Inglês
Custo: 85 €
Data limite de inscrição: 20 de Maio de 2013

Projecto_Funicular

INFO E INSCRIÇÕES
A inscrição no workshop (sujeita a selecção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, que pode também ser solicitada via telefone (212 427
621) ou por e-mail, à qual deverá ser anexado um currículo vitae actualizado e detalhado, acompanhado de carta de motivação.
Pode enviar a documentação necessária via e-mail para projectofunicular@gmail.com.

Pode consultar mais informações em:
http://www.i-m.co/aTarumba/ProjectoFunicular/
ou
http://atarumba-teatrodemarionetas.blogspot.pt/2013/03/projecto-funicular.html

O workshop “O Corpo face ao Objecto” tem por objectivo cruzar os universos de duas importantes criadoras, Nicole Mossoux, que desenvolve um interessante trabalho artístico nas fronteiras da dança e do teatro, característico da sua companhia Mossoux-Bonté, em que a presença cénica do performer cria um mundo de sugestão, no qual o espectador é convidado a projectar-se; e Agnès Limbos, referência incontornável do teatro de objectos, que nos convida aos limites de uma fantasia arquetípica, nas declinações de sentido que o objecto compreende, para além do seu uso quotidiano.

Este ano o primeiro momento do Projecto Funicular realiza-se durante o FIMFA Lx13, permitindo simultaneamente um olhar sobre o trabalho criativo das duas artistas, com a apresentação de espectáculos da sua autoria, que revelam abordagens muito diferentes ao teatro de marionetas e formas animadas, mas que têm colaborado entre si, quer no movimento, quer na manipulação.

Uma semana intensiva dedicada a explorar os universos particulares que podem nascer do confronto do corpo e do objecto. Um laboratório “experimental” em que através de exercícios de aquecimento, improvisações e de criações individuais, se irá prolongar o movimento na matéria e aprender a perceber o que o material nos pode sugerir: a decifrar os sinais, a procurar as relações de poder e de cumplicidade que se possam estabelecer entre o que está vivo e o inanimado. O objecto será abordado pela sua poética singular: objecto-metáfora, simbólico, sugestivo...

O workshop destina-se a profissionais do espectáculo, de todos os campos artísticos, actores, bailarinos, cenógrafos, marionetistas, artistas plásticos, encenadores... é desejável um grupo heterogéneo, “uma vez que as experiências de uns podem enriquecer os conhecimentos de outros”.

PROJECTO FUNICULAR*
*Projecto Funicular: um programa de formação do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba, iniciado em 2010, composto por workshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes.
O teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O actor-manipulador tem que saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e, simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o teatro de marionetas e formas animadas permite.
O primeiro conjunto de workshops decorreu em 2010, com dois criadores muito importantes no teatro de marionetas e de objectos contemporâneo, Stephen Mottram e Agnès Limbos.
Em 2011 decorreu o workshop de Jim Kroupa, antigo colaborador de Jim Henson, reconhecido internacionalmente no campo da construção de marionetas e mecanismos absolutamente exemplares, com um currículo vastíssimo neste campo, quer em espectáculos, séries de televisão ou no cinema. Em 2012 decorreram os worshops “Práticas de Criação para o Público Jovem: Luz e
Movimento”, dirigido por Francesca Sorgato e Flop Lefebvre; e “Atrás do ecrã: a sombra e o teatro de sombras”, dirigido por Fabrizio Montecchi, do Teatro Gioco Vita, um dos grandes mestres do teatro de sombras contemporâneo.

Sem comentários: