FIMFA Lx13 | Destaques

No Teatro Maria Matos decorrerá a abertura do festival com um espectáculo absolutamente incrível, e difícil de classificar, uma ‘sculpturOpéra’ do artista plástico Gilbert Peyre, que mistura ópera, artes plásticas e tecnologia. Autómatos e figuras electromecânicas enchem o palco que nos vai lembrar um sonho de David Lynch... Gilbert Peyre cria esculturas electromecânicas assombrosas, algumas das quais já participaram num filme do realizador Jean-Pierre Jeunet. Um universo fantástico manipulado à distância e com um ambiente sonoro experimental e envolvente.
Absolutamente imperdível!
A Cie Cendres la Rouge também se move no campo dos autómatos, mas o seu material de eleição é o osso, com figuras de esqueletos que vão ficar na memória de todos!

No Museu da Marioneta destaca-se a companhia L’Ateuchus, dirigida por um dos colaboradores de Roman Paska, Gabriel Hermand-Priquet, num espectáculo em que utiliza a técnica das marionetas de luva chinesas, mas com um sabor muito britânico e com a Morte como personagem principal, numa manipulação excelente!
A companhia Lichtbende apresenta um espectáculo com lanternas mágicas e música ao vivo, que mistura o sonho com a realidade. Para os mais pequenos e para todos, dos 4 aos 104 anos!
A companhia Meinhardt & Krauss convida o público a aceitar a ilusão como um facto. A combinação de alta tecnologia, poesia, mundo virtual e corpo é a sua imagem de marca. Merlin Puppet Theatre cria uma imagem inquietante da sociedade actual... em miniatura. Cenas surreais que parecem sonhos em volta da ganância e da violência, crime e castigo, com marionetas e efeitos especiais
surpreendentes. Vamos poder conhecer a nova criação do Teatro de Ferro, num verdadeiro mergulho às entranhas da criação... Mas outros nomes vão estar presentes, realçando-se ainda dois trabalhos sobre o envelhecimento e a memória, o de Polina Borisova, uma jovem russa, com um trabalho muito interessante ao nível da máscara e do teatro de objectos e um dos grandes mestres do teatro de marionetas, Neville Tranter – Stuffed Puppet Theatre que fará o espectáculo de
encerramento do festival.

No Teatro São Luiz os objectos e o teatro em miniatura vão ser o destaque em três dias inesquecíveis!
A grande papisa do teatro de objectos, Agnès Limbos e a sua companhia Gare Centrale apresentam um espectáculo que promove o encontro inédito entre o teatro de objectos e a dança, “entre Bambi e Nijinski”... curiosos? A não perder!
A Compagnie à apresenta uma pequena forma de teatro de objectos e outras bugigangas não muito católicas, para um altar electrónico, em 30 minutos absolutamente hilariantes!
A realizadora Laura Heit apresenta espectáculos de marionetas em minúsculas caixas de fósforos, em formato de cabaré... mas todos poderemos ver com minúcia a beleza das suas figuras e desenhos, pois estes são projectados simultaneamente num ecrã. Vai ser uma noite especial!

No Teatro Nacional D. Maria II a Cie Mossoux-Bonté e a bailarina-manipuladora Nicole Mossoux apresentam um espectáculo incrível, em que o mote será “dar vida a objectos de tal modo que o seu apetite de viver devore o próprio manipulador”, figuras estranhas metamorfoseiam-se perante o nosso olhar atónito! Com o universo sonoro realizado ao vivo, o que cria um ambiente impressionante, cheio de suspense...

No Centro Cultural de Belém a Companyia Pep Bou apresenta “Clinc!” um espectáculo inédito com bolas de sabão, dedicado aos mais novos, concebido para estimular a imaginação e aprender a lidar com os medos que vivem dentro de nós. Uma criação única que utiliza uma linguagem singular, concebida para um público universal, que vai ser surpreendido e descobrir as virtudes escondidas no seu interior.

No Espaço Alkantara em co-apresentação com o Festival Alkantara, a jovem artista plástica e performer Naoko Tanaka utiliza luz e sombra para revelar novas dimensões de “aparência” e “realidade”. A partir de um foco de luz, Tanaka parte numa viagem fictícia ao seu interior, e com a utilização de meios simples, cria imagens fascinantes...

No Teatro Meridional no ano em que o Teatro de Marionetas do Porto comemora vinte e cinco anos, será apresentado “Os 3 porquinhos” para adultos, num ambiente de alucinação citadina...
E nas ruas de Lisboa, directamente da Irlanda vão estar o gigante Arthur, The Drunk Puppet, que vai fazer a festa e com certeza não vai passar despercebido... e as irreverentes marionetas punks gigantes dos Public Punk Service!

Realce ainda para as actividades complementares, como o “Encontro com os Criadores” nos vários lugares de apresentação do Festival, uma exposição de marionetas da colecção da Tarumba e a quinzena temática de livros “Teatro, Marionetas, e Formas Animadas” na Livraria do Teatro Nacional D. Maria II.

Sem comentários: